top of page

Pensamentos obsessivos ou negativos? Estratégias Mindful podem melhorar a tua saúde mental!




Uma das funções essenciais da nossa mente é categorizar as nossas experiências passadas e prever como serão as nossas ações futuras, com o intuito de nos proteger. Embora a intenção seja a melhor, a mente pode ter a tendência de pensar demasiado e de forma ruminante. Pensar de uma forma imparável e obsessiva. A mente começa então a separar-nos da nossa própria vida, do momento presente, onde a vida acontece. Estamos sempre a pensar no futuro ou no passado. Se a norma for pensar de forma ruminante e obsessiva diariamente, a mente transforma-se no condutor da nossa vida. E acabamos por nos sentirmos desligados de nós mesmos e do mundo que nos rodeia. A nossa saúde mental e também a saúde emocional podem sofrer.


Reconhecer que tipo de pensamentos temos diariamente é o primeiro passo para melhorar a nossa saúde mental.

Quando estamos conscientes do que pensamos e de que repetidamente temos o mesmo tipo de pensamentos, podemos realizar algo para termos uma melhor saúde mental.


A mente tem menos poder sobre nós quando nos apercebermos de que está bastante ocupada com pensamentos negativos, e nesse caso podemos decidir:

-se queremos reduzir os pensamentos negativos e crescer um estado de espírito mais tranquilo,

ou

-se reconhecemos que a nossa mente está ocupada com um excesso de pensamentos negativos, e queremos continuar com isso. Ainda não estamos preparados para deixarmos esses pensamentos, que fazem parte do mecanismo natural da mente.


A escolha não é tão simples como à primeira vista se pode assumir. Depende das nossas experiências pessoais e do seu impacto em nós.


A atenção plena (mindfulness) apoia-te em ambas as escolhas.


O ponto de partida é reconhecer o teu padrão de pensamentos. Para começar, e se ajudar, podes imaginar que és um lindo céu azul, e que os pensamentos são nuvens. E como nuvens, os pensamentos vêm e vão. Uma vez que reconheças um pensamento negativo, podes decidir o que fazer:


-Deixar ir embora o pensamento negativo: uma estratégia é a de reconhecer que tens o pensamento negativo e depois mover a tua atenção para outra coisa, como a tua respiração, o movimento do teu corpo, os sons, ou algo que vejas que te traz uma sensação agradável ou neutra. Repete quando precisares.


-Continuar com o pensamento negativo: uma estratégia é a de reconhecer o pensamento negativo, estar ciente da história que a mente está a contar. Se não é nada relacionado com trauma, podes mover a tua atenção para o corpo. Observa como está o teu corpo agora. Sentes alguma pressão no peito ou outras sensações? Estás com frio ou a suar? Estás a tremer ou calmo? Continua tanto quanto te é tolerável. Se sentires um enorme desconforto e este for intolerável, reconhece-o e move a tua atenção para os sons, a tua respiração, observa o que te rodeia, e se quiseres, podes abraçar-te.

Sempre que tiveres um pensamento negativo, repete esta estratégia quando precisares. E talvez depois de algum tempo -independente do tempo que demorar-, possas estar preparado para deixar ir embora esses pensamentos negativos.


Ambas as estratégias mindful podem ajudar-te a tomar mais consciência das tuas experiências atuais, assumir a responsabilidade e decidir como influenciar a tua saúde mental. Ao repetires os processos aqui descritos podes encontrar cada vez mais um equilíbrio interno, com a possibilidade de descobrires um lugar em ti que é seguro e tranquilo para estar.


Toma a tua vida nas tuas mãos com amabilidade para contigo e para com a tua mente. Mas, que estejas consciente quando a mente é o condutor da tua vida. A tua saúde mental é essencial para o teu bem-estar e felicidade. E a atenção plena (mindfulness) é um recurso fantástico que temos em nós pronto para ser usado, apoiando-te em todas as tuas escolhas.


Que confies nas tuas escolhas com consciência e amabilidade.


Obrigada por estares aí.


Com Carinho,

Patrícia


7 views
bottom of page